sexta-feira, 3 de maio de 2013

Termos Usados no tricô

No tricô, alguns nomes foram dados para identificar cada passo do trabalho... Esses nomes são usados comumente por todas as tricoteiras, e para que você possa aprender o tricô, você deve saber o que significa cada termo... Para isso... separei para vocês, alguns termos que são mais utilizados e seus significados... Então vamos la?

Montagem dos Pontos: a montagem dos pontes serve de base para tricotar a primeira carreira, é onde se inicia o trabalho, entretando, não se conta a montagem como uma carreira.

Carreira: a carreira corresponde aos pontos trabalhados de uma agulha. Ex: Quando temos 10 pontos montados na agulha e trabalhamos esses 10 pontos em ponto tricô, temos 1 carreira em tricô.

Cordão em tricô: é formado por 2 carreira de tricô, isto é uma de ida e outra de volta.

Aumento: um aumento é um ponto acrescido durante o trabalho, aumentando assim o número de pontos na agulha.

Diminuição: uma diminuição é a eliminação de um ponto, durante o trabalho. A maneira mais comum é trabalhando 2 pontos juntos em meia ou tricô.
 
Tirar Um Ponto Sem Fazer: consiste em fazer passar da agulha esquerda para a agulha direita sem tricotá-lo.

À espera: os pontos à espera são aqueles que são deixados numa agulha sem tricotá-los, eles são trabalhados posterioemente, conforme o ponto que se estiver trabalhando.

Laçada: fazer uma laçada é passar o fio em volta da agulha direita antes de tricotar um ponto e assim fazendo um aumento.

Levantar: levantar pontos (ou pegá-los novamente) consiste em pegar sobre uma agulha, os pontos rematados, de montagem, de borda, etc. para poder continuar a tricotar alongando o trabalho por
baixo, por cima, ou de lado.


Amostra: é um pedaço do trabalho feito para se medir a tensão do ponto e adequar as dimensões do trabalho.






3 comentários:

  1. Gostei do seu blog, estou começando a aprender o tricô e vou tentar fazer essa luvinha para minha afilhadinha que vai nascer.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho feio qdo vou costurar o trabalho terminado não sei se pelo direito ou avesso e como costurar já sou macaca velha e cada vez faço de um jeito e acho feio...como aprender e aonde?

    ResponderExcluir
  3. Faço roupinhas p cachorrinhos lindas eu gosto das costuras q n aparecem me entendes? Qdo olho as costinhas acho feias pode ser também nos inicios das carreiras com que ponto se começa? Eu nunca sei se é direito ou avesso ou se deixo um ponto p a costura... me ajuda! Já fiz mantos bleizer vestidos blusões tudo tem que ser trabalhado gosto de quebrar a cabeça e inventar pontos mas nunca foi profissional sempre p os de casa e p mim amo tricotar

    ResponderExcluir